Você sabia que, através de alguns sinais, é possível identificar problemas de visão nos pets? Ficar atento a essas “pistas” pode ajudar os tutores a procurarem a assistência veterinária precocemente, evitando o agravamento do quadro.

Entre as principais alterações que acontecem nos animais em casos de problemas de visão, é possível citar:

• Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Secreção amarelada/esbranquiçada;
  • Lacrimejamento;
  • Coceira;
  • Dificuldade para abrir os olhos.

Também é importante para os tutores entenderem que algumas raças de cães e gatos são mais suscetíveis a desenvolverem problemas oculares, geralmente pelo formato anatômico dos seus olhos.

Entre os cães é possível observar uma maior incidência dessas complicações em raças como: Shar-pei, Bulldog, Rottweiler, Chow Chow, Akita, Beagle, Pug, Shihtzu, Lhasa Apso e Pequinês. Já nos gatos, a raça que mais apresenta problemas de visão é o Persa.

Seja nos cães ou nos gatos, o diagnóstico precoce auxilia em um tratamento mais eficaz, que, dependendo do probleminha em questão, torna-se possível que seu amiguinho de quatro patas não perca a visão. Por isso, levá-lo ao oftalmologista veterinário no aparecimento dos primeiros sintomas é extremamente importante.

Quais as principais doenças oculares entre cães e gatos?

É fundamental saber quais são as principais doenças que afetam os animais para, dessa forma, identificar pequenas alterações e buscar o tratamento adequado.

A complicação mais recorrente em animais idosos é a catarata, caracterizada pela aparência turva do cristalino. Nestes casos, os tutores conseguem enxergar uma espécie de película branca sobre o olho do pet. Essa doença exige tratamento cirúrgico.

Outra doença frequente é a úlcera de córnea, que pode ser causada por lesões, traumas e infecções no olho do animal. Além do aumento da sensibilidade à luz, essa doença causa secreções, vermelhidão e lacrimejamento. As úlceras podem ser superficiais ou profundas.

Um terceiro problema ocular comum nos pets é a conjuntivite, que pode surgir por causa de infecções na conjuntiva, corpos estranhos (poeira, pelos), irritação por produtos químicos ou calor excessivo (como secador). Na maioria dos casos, a doença causa vermelhidão e secreções.

Existem ainda outras doenças que merecem cuidados redobrados, como a uveíte, o glaucoma, a síndrome do olho seco, entre outras.

É necessário ressaltar que, mesmo que seu amiguinho peludo apresente sintomas – sejam eles de problemas na visão ou de outras doenças – a automedicação nunca deve ser realizada. Somente o veterinário é capaz de fazer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

Por isso, o Centro de Oftalmologia Olho Clínico está aqui para te ajudar, localizado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Aqui, o seu bichinho será tratado com todo amor e carinho que ele merece!

Foto de Samson Katt no Pexels