A remela que se forma no canto dos olhos dos cachorros é uma condição normal e que não exige preocupações na maioria dos casos. Contudo, é importante ficar atento às características dessa remela, para perceber quando esta aparentemente inofensiva secreção pode ser um indício de algum problema de visão no animal.

Para entender o que é a remela e quando ela merece preocupação, é preciso saber exatamente como essa secreção se forma. Em primeiro lugar, vale dizer que a remela é comum em todos os mamíferos, inclusive nos seres humanos. Todos os animais acordam com essa camada de secreção nos olhos, e isso é resultado dos elementos que contribuem para a lubrificação ocular, como, por exemplo, a lágrima.

A remela dos cachorros

No caso dos cachorros, a remela assume uma aparência mucosa e meio amarelada. Se o seu bichinho acorda todos os dias com um pouquinho dessa secreção nos olhos, saiba que isso é absolutamente natural. Você pode limpar essa sujeirinha com um algodão umedecido logo pela manhã.

Mas atenção: se o seu animal tem apresentado um excesso de remela nos olhos, é importante ficar atento e procurar um veterinário especializado em oftalmologia canina. Os olhos remelando de forma frequente e constante podem ser um indício de doença ocular.

Quando a remela pode despertar preocupação?

O excesso de remela nos olhos dos cães pode indicar várias doenças, como alguns tipos de alergias, irritações oculares, conjuntivite e, até mesmo, inflamações da córnea. Por isso, ao perceber a produção excessiva de remela, olhos avermelhados e irritados e inchaços na área ocular, é fundamental buscar a ajuda de um veterinário para diagnosticar uma possível doença e tratá-la rapidamente.

Quando os fluidos dos olhos dos animais não drenam de forma completa e geram muitas secreções, é possível que os bichinhos estejam com glaucoma ou outro tipo de problema degenerativo que pode levar à perda da visão.

Em todos estes casos, é importante reforçar, mais uma vez, que o dono do animal notará algumas ocorrências estranhas, como o acúmulo de muita remela nos olhos do cachorro e coceira em excesso. Perceber que o cão está inquieto e que pisca excessivamente os olhos também é motivo de preocupação.

O melhor a se fazer ao notar mudanças nos olhos dos cachorros é buscar ajuda profissional. Ser negligente com a saúde ocular dos animais pode levar a problemas mais sérios e, consequentemente, à cegueira. Por isso, tenha sempre muita atenção e cuidado com os olhos do seu melhor amigo!

Saber diferenciar a simples remela causada pelo ressecamento das lágrimas das secreções que podem indicar doenças é importante, pois ajuda a prevenir problemas que afetam a qualidade de vida do animal.  

Invista na prevenção!

Cuidar da saúde ocular do seu cão é uma prova de amor e dedicação ao bichinho. Leve seu amigo pet para consultas regulares e anuais com o veterinário oftalmologista. Em São José dos Campos, o Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico tem toda a estrutura e tecnologia de ponta para cuidar da saúde visual do seu cachorro. Agende uma consulta!