Você sabia que existem veterinários especializados em oftalmologia? São profissionais que, após concluírem a faculdade de medicina veterinária, fazem uma especialização para atuarem especificamente com saúde ocular, no tratamento e prevenção de doenças.

Essa é uma das especialidades que mais cresce no Brasil e os profissionais estão sempre em busca de atualizações e tecnologias que possam beneficiar o tratamento de doenças oculares em cães e gatos.

A oftalmologia veterinária também previne os problemas oculares que podem afetar a qualidade de vida e a saúde dos pets. Tanto a oftalmologia canina quanto a felina contam com tratamentos clínicos e cirúrgicos para doenças como catarata, glaucoma, olho seco, entre outros quadros.

Há também tratamentos qualificados para úlceras de córnea, alergias, inflamações, conjuntivites, para restabelecer a lubrificação dos olhos e para tratar muitas outras doenças.

No campo dos exames diagnósticos, a oftalmologia veterinária também está bastante avançada, com ultrassom, simetria ocular, eletrorretinografia, teste lacrimal, exame de pressão ocular, oftalmoscopia e muito mais.

Como é a atuação do veterinário oftalmologista?

O veterinário especializado em oftalmologia atende principalmente pequenos animais, como cães e gatos. Este ramo da medicina veterinária faz o diagnóstico e o tratamento de todas as doenças que atingem os olhos, seus tecidos e anexos.

As visitas ao veterinário oftalmologista podem ser regulares para a realização de check-ups oculares e também são essenciais nos casos em que os animais apresentam sintomas como alterações oculares, excesso de remela, vermelhidão, irritação ocular, excesso de lacrimejamento, secreções e sensibilidade.

No consultório, o profissional realiza o diagnóstico assertivo, com exames especializados. Em seguida, ocorre a indicação terapêutica mais apropriada para cada caso.

Nas clínicas especializadas em oftalmologia veterinária, são oferecidos diversos tipos de atendimentos, como consultas de rotina, cirurgias, exames e colírio-terapia.

A importância da oftalmologia veterinária

É muito comum ouvirmos relatos de cães afetados pela perda da visão, principalmente quando já estão com uma idade avançada. Isso acontece por que os animais também estão propensos ao desenvolvimento de problemas oculares, principalmente os cães que apresentam olhos grandes, como os das raças lhasa apso, pug, shih-tzu e buldogue. Já no caso dos gatos, uma das raças com mais predisposição a problemas de visão é a persa.

No consultório do veterinário oftalmologista, o pet recebe um atendimento abrangente e cuidadoso, com o auxílio dos melhores equipamentos para diagnósticos do mercado. Essa área da medicina veterinária é extremamente importante, pois faz o acompanhamento dos animais desde a identificação das doenças oculares até a conclusão do tratamento.

É importante reforçar que o diagnóstico precoce das doenças oculares é fundamental para aumentar as chances de cura e para evitar que o pet desenvolva cegueira parcial ou total e outros quadros mais graves. Por isso, ao perceber que seu cãozinho ou seu bichano está com dificuldade para enxergar ou excesso de secreções nos olhos, agende uma consulta com um veterinário de confiança e solicite o encaminhamento ao oftalmologista veterinário.

Agora que você já conhece essa especialidade veterinária tão relevante, procure o Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico, em São José dos Campos, e cuide da visão do seu pet!