As manchinhas nos olhos de cães podem ser um sinal clínico de ceratite pigmentar, uma doença que atinge principalmente cães de algumas raças específicas.

As manchas nos olhos aparecem por causa da deposição de grânulos de melanina, que ficam na área mais superficial dos olhos dos pets e normalmente possuem a cor marrom escuro.

A ceratite pigmentar é mais comum em cães braquicéfalos, que são os cachorrinhos com focinho curto e, em alguns casos, olhos mais expostos, são eles: Buldogue, Shih Tzu, Pequinês e Pug.  A doença se desenvolve como consequência da inflamação crônica dos olhos.

Nestes casos, quando os olhinhos dos pets ficam muito inflamados, as áreas mais profundas da córnea acabam recebendo depósitos de melanina, formando essas manchinhas.

Durante a investigação com o médico veterinário, é fundamental descobrir a origem da inflamação crônica nos olhos do pet. Os principais motivos são os seguintes:

  • Pálpebra virada para dentro – Entrópio
  • Pálpebra virada para fora – Ectrópio
  • Tumores nas pálpebras
  • Cílios de tamanhos anormais

Os cães com manchinhas nos olhos também podem ter ceratoconjuntivite seca, que é a dificuldade em produzir lágrimas que mantêm os olhos lubrificados e protegidos. Nestes casos, os peludos possuem uma predisposição genética.

O que você deve fazer se o seu cão estiver com manchinhas nos olhos?

O primeiro passo é entrar em contato com um médico veterinário especialista em oftalmologia para investigar as causas da ceratite pigmentar, como as que citamos acima.

Se você tem um cão braquicéfalo, os cuidados com a saúde dos olhos devem ser redobrados!

Vale lembrar que as manchinhas causadas pela ceratite pigmentar devem ser avaliadas por um oftalmologista veterinário, para que possa ser realizado o diagnóstico definitivo da doença e posteriormente o melhor tratamento para o caso.

A Ceratite Pigmentar têm cura?

Se o médico veterinário examinar e confirmar a ceratite pigmentar, o tratamento é direcionado para a causa da infecção crônica que está afetando a saúde dos olhos.

Caso as manchinhas nos olhos estejam aparecendo devido a uma anormalidade, a cirurgia oftalmológica nos cães costuma ser uma solução definitiva e eficiente.

Se o problema dos olhos tiver correção, as manchinhas param de aparecer, mas aquelas que já estão presentes nos olhinhos do pet permanecem.

O tratamento é feito para evitar que a doença possa progredir, uma vez que ela pode causar cegueira, além de, identificar e tratar a causa principal que está afetando os olhos do seu amigo peludo.

Portanto, a ceratite pigmentar tem tratamento e, com muito amor e carinho, tanto da equipe médica quanto dos tutores, é possível oferecer uma qualidade de vida para o seu melhor amigo.

Se precisar de ajuda, conte com a nossa especialista no Centro de Oftalmologia Olho Clínico, de São José dos Campos!