O herpes vírus em gatos é uma doença que afeta diretamente a saúde ocular e o sistema respiratório dos animais. Este tipo de infecção viral se manifesta em bichanos de todas as faixas etárias. 

O vírus é bastante semelhante ao que causa infecção em seres humanos e manifesta diversos sintomas bastante específicos. Na área da oftalmologia veterinária, este é considerado um dos principais motivos de desenvolvimento de doenças oculares nos felinos domésticos. 

Confira alguns dos principais sintomas que os bichanos podem apresentar em decorrência desta doença: 

  • Fadiga excessiva;
  • Espirros;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Excesso de salivação;
  • Secreções nasais;
  • Presença de pus e dificuldade para abrir os olhos;
  • Conjuntivite bilateral;
  • Úlcera de córnea;
  • Entre outros quadros. 

O herpes vírus felino é contagioso para outros gatos e pode ser transmitido por secreções orais, nasais e dos olhos do animal.

Como é feito o diagnóstico do herpes vírus em gatos? 

O diagnóstico da doença é feito com a análise laboratorial de amostras das secreções do bichano, além de exame clínico, análise dos sintomas e do histórico do animal. Ao determinar a existência da infecção por herpes vírus, o veterinário indicará o tratamento mais adequado para os quadros respiratórios e de conjuntivite ou ulceração da córnea. 

O primeiro contato do gato com o vírus é sempre o mais preocupante. Já infecções secundárias ou recorrentes são mais facilmente tratadas e manifestam sintomas mais brandos. 

Cuidados importantes após o diagnóstico do herpes vírus em felinos 

O herpes vírus causa uma infecção ocular e no trato respiratório do animal. O quadro pode se agravar, caso não seja tratado da forma correta e com agilidade. A doença não é contagiosa para os seres humanos. 

A forma de transmissão é por meio do contato direto com o vírus, através das secreções de animais infectados. Gatos que já tiveram contato com este agente patológico podem voltar a manifestar a doença quando ficam em situações de estresse elevado. É comum, por exemplo, que a infecção volte a ocorrer em animais que precisam fazer uma viagem mais longa ou que estejam enfrentando outros problemas de saúde. 

O tratamento é paliativo e orientado de acordo com os sintomas apresentados pelo animal. O uso de colírios e antibióticos pode ser recomendado. 

Além disso, é importante que o gato receba muita atenção, que possa descansar e manter uma alimentação saudável. Alguns casos podem exigir ainda a realização de inalação, suporte nutricional ou um tratamento específico para quadros de desidratação grave. 

Para prevenir o herpes vírus em gatos, o ideal é fazer a vacinação dos animais e manter uma boa rotina de higiene e cuidados com os bichanos. 

Busque ajuda especializada!Para diagnosticar e tratar a infecção ocular e receber o melhor suporte especializado, agende uma consulta na Olho Clínico, primeiro Centro de Oftalmologia Veterinária de São José dos Campos!