Conjuntivite em Felinos: qual a causa?

Uma das causas mais comuns de conjuntivite em felinos é a clamídia ocular. É uma doença infecciosa muito recorrente em gatos e é um dos principais motivos que trazem os tutores e seus pets para o nosso Centro de Oftalmologia Veterinária.

A bactéria Chlamydophila felis, geralmente, se aloja nos olhos do felino depois que ele entra em contato com outro gato contaminado. Porém, a infecção pode acontecer se o mesmo entrar em contato com objetos também contaminados, por exemplo.

Além disso, o contágio da clamídia em felinos é muito comum entre uma mamãe e seus filhotinhos durante o período de amamentação.

Quais são os principais sintomas da clamídia em felinos?

Você, que é tutor de um felino e cuida dele com muito amor e carinho, deve prestar atenção se os olhinhos estão diferentes: avermelhados, com secreções e inchados. Diante disso, você deve procurar orientação profissional, pois esses sintomas poderão evoluir para a situação abaixo:

  • Febre alta
  • Perda de peso
  • Letargia
  • Secreção nasal com ou sem espirros

Os gatos mais jovens são os que mais se tornam vítimas da clamídia em felinos, principalmente antes de um ano de idade.

Se isso estiver acontecendo com o seu gato, não tente remediar em casa, com receitas caseiras encontrados na internet, pois isso pode piorar o estado de saúde do seu gatinho.

Como fazer o diagnóstico da clamídia em gatos?

O diagnóstico deve ser realizado por um médico veterinário especialista em oftalmologia, que verificará se as funções da visão e se as estruturas dos tecidos dos olhinhos estão conservadas. Além disso, ele te orientará sobre os exames necessários e como será o tratamento adequado para o caso do pet.

Como é o tratamento da clamídia em felinos

O tratamento da clamídia em felinos é feito com o uso de antibióticos específicos para eliminar a Chlamydophila felis, que devem ser receitados por um especialista. Acontece que, em muitos gatos, a conjuntivite pode se tornar crônica e o tratamento bem mais demorado, com consultas periódicas no veterinário oftalmologista.

Mesmo depois da infecção, os sintomas podem reaparecer após alguns meses, em geral provocada por queda da imunidade ou por alguma doença adquirida, como as seguintes:

  • Calicivírus felino
  • Herpesvírus felino tipo 1
  • Bordetella
  • Mycoplasma

Portanto, é de extrema importância estar sempre em alerta com esses sintomas e em dia com as consultas periódicas ao médico veterinário. Além disso, a melhor forma de prevenção é a vacinação, que também deve ser realizada por um especialista.

Aqui, no Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico, em São José dos Campos, estamos preparados para atendê-los com muito carinho.

Foto de Erika Mendes no Unsplash