Úlcera de córnea em cães e gatos

A úlcera de córnea é uma das doenças mais frequentes nos consultórios dos oftalmologistas veterinários que atendem cães e gatos de pequeno porte. Além de ser um problema ocular comum, ele causa incômodo e pode evoluir para lesões mais graves.

A principal característica dessa enfermidade é justamente a inflamação da córnea, uma membrana essencial e utilizada para proteger os olhos do meio ambiente, tem a função de impedir uma alta exposição dessa região.

Quais as causas da úlcera de córnea?

Esse trauma pode ser causado por diversas razões. Entre os principais motivos estão:

• Infecções oculares;
  • Deficiência na produção de lágrimas;
  • Coceira nos olhos;
  • Cílios ectópicos;
  • Presença de corpos estranhos na área;
  • Entre outros.

É válido sempre lembrar que os olhos são uma região extremamente sensível. Por isso, qualquer elemento diferente pode causar danos ao órgão, sejam eles simples de serem resolvidos ou até irreversíveis, dependendo da gravidade.

Em gatos, a causa mais comum costuma ser o trauma. Ou seja, as quedas, brigas com outros felinos e até as batidas nessa área. Quanto pior a origem traumática, maiores as chances de desenvolver a doença.

Quais raças mais sofrem com a úlcera de córnea?

Esse problema pode afetar todas as raças e idades, mas algumas, em especial, estão mais propensas a sofrerem com esse tipo de doença. Esse é o caso das espécies pequenas e braquicefálicas. As principais características desses animais são os olhos mais arregalados e o focinho achatado.

Entre os cães que têm esse perfil, podemos mencionar:

• Shih Tzu;
  • Pug;
  • Bulldog Francês;
  • Lhasa Apso.

A atenção com essas raças deve ser redobrada devido a maior exposição ocular.

Quais os sintomas mais frequentes?

É sempre importante estar atento ao seu animal. Caso ele esteja sofrendo com a úlcera de córnea, alguns sintomas tendem a surgir e incomodar o bem-estar e a qualidade de vida do seu companheiro.

Entre os sinais clínicos frequentes estão a vermelhidão na região, mudança de coloração da córnea, secreção ocular, coceira na área, dor e a fotofobia, ou seja, sensibilidade à luz.

Seu companheiro está apresentando sintomas?! Busque ajuda!

Caso seu gato ou cachorro esteja apresentando os sintomas comuns de úlcera de córnea, não deixe de buscar um médico veterinário oftalmologista!

E para um atendimento especializado, com muito amor e carinho, conte conosco do Centro Oftalmológico Olho Clínico.

Photo by T.R Photography on Unsplash