A clamídia em gatos, também conhecida como Clamidiose Felina, é uma doença infecciosa, que atinge os olhos dos animais. A infecção é provocada pela bactéria Clamidia psittaci e é considerada uma zoonose, pois também pode ser transmitida aos seres humanos e a outros animais.

Os principais sintomas da clamídia em gatos são conjuntivite e rinite. A transmissão acontece por meio de secreções contaminadas e diretamente de um animal para outro. Os primeiros sinais da infecção são:

• Olhos avermelhados e com excesso de secreções e pus;
  • Irritação e sensibilidade ocular;
  • Tosses;
  • Corrimentos no nariz;
  • Entre outros indicadores.

Ao perceber este tipo de alteração na saúde do bichano, é importante procurar um médico veterinário especializado em doenças oftalmológicas. É comum que os sintomas da clamídia em gatos se estendam por até 3 semanas, mas casos crônicos da doença também podem ocorrer.

Como é feito o tratamento da clamídia felina?

A clamídia felina é considerada uma doença oftalmológica e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada com o suporte de um veterinário oftalmologista. Se o bichano apresentar um quadro persistente de conjuntivite, ele pode estar com a infecção bacteriana e, neste caso, o tratamento será feito com a administração de antibióticos específicos.

A infecção ocular é facilmente e rapidamente transmitida de um gato para outro. Por isso, é importante que o bichano não tenha contato direto com outros animais durante o tratamento da doença.

A clamídia ocorre em gatos de todas as faixas etárias, mas costuma ser mais recorrente em felinos jovens e em bichanos que vivem em grupos. Outro aspecto bastante característico dessa doença é que a infecção aparece inicialmente em um dos olhos e, depois, também se manifesta no outro olho.

Em casos mais graves ou quando o bichano não recebe o tratamento adequado, é possível que ocorram quadros de lesões severas nos olhos em decorrência da clamídia, como, por exemplo, edemas conjuntivais.

O diagnóstico da infecção é feito por meio de exame clínico e teste laboratorial com a amostra das secreções. Na fase do tratamento, o veterinário poderá indicar o uso de antibióticos tópicos ou sistêmicos. Além disso, é importante manter uma rotina de higiene, fazendo a correta limpeza das secreções.

Prevenção da clamídia em gatos

A prevenção da clamídia é feita por meio da vacinação, que pode ser administrada com uma dose que previne contra doenças provocadas por vírus e bactérias, como a Calicivirose, a Leucemia Felina e a Chlamydia psittaci.

Outra recomendação importante é cuidar da higiene dos animais e da limpeza dos ambientes onde eles vivem. Tutores que possuem um grande número de gatos devem ficar ainda mais atentos com a questão da higienização dos ambientes, a fim de evitar a ocorrência de infecções.

Conheça a Olho Clínico!

Caso o seu bichano apresente uma conjuntivite persistente, procure o Centro de Oftalmologia Veterinária Olho Clínico, em São José dos Campos. Somos uma clínica especializada, com estrutura e tecnologia de ponta para o tratamento de problemas oculares. Faça contato agora mesmo e saiba mais!